ESPORTE

Atletas da FAB conquistam medalhas em campeonatos pelo mundo

Militares pertencem ao Quadro do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas
Publicada em: 16/09/2023 16:29
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea

Doze Sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB), que pertencem ao Quadro do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas, conquistaram diversas medalhas em campeonatos realizados pelo mundo durante o mês de setembro.

O Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Coronel de Infantaria Rodrigo Felipe Monteiro, comentou sobre as conquistas dos atletas. “É sempre muito bom assistir às competições esportivas e ver nosso país ser bem representado. Nossos atletas se dedicam ao máximo para elevar o nível técnico nos treinamentos e alcançar o topo do pódio”, ressaltou.

O Sargento Marcus Vinicius Carvalho Lopes D’Almeida, líder do ranking mundial no recurvo do Tiro com Arco, venceu a final da Copa do Mundo 2023 da modalidade, realizada dia 11/09, na cidade mexicana de Hermosillo, no México. "Essa conquista foi muito importante por ser a final dos oito melhores atletas da temporada. Fecho essa fase com um trabalho bem feito e acredito que estou no caminho certo. Ainda tem muita coisa para acontecer até os jogos Pan-Americanos, que serão realizados no Chile, no final de outubro, mas essa temporada Internacional já foi muito boa”, destacou o Sargento D'Almeida.

O Chefe de Equipe da modalidade Tiro com Arco, Capitão especialista em Guarda e Segurança (GDS) Ricardo Luíz da Silva França, ressaltou a importância da vitória do atleta. “Hoje, os resultados obtidos nas competições pelo sargento D’Almeida são muito importantes para o país e para a Força Aérea Brasileira, porque ele vem alcançando, desde 2022, o seu lugar em destaque na modalidade, a partir do momento que ganhou uma das etapas do World Cup. E agora, além de conquistar mais uma etapa, ganhou o título de campeão do mundo no tiro com arco e com isso ele cativa mais praticantes para a modalidade”, pontuou.

Ginástica Artística

No Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística, realizado entre os dias 08 e 10/09, na cidade de Cáli, na Colômbia, militares da FAB conquistaram medalhas importantes na categoria adulto da modalidade. O ouro por equipe foi conquistado pelos sargentos Lucas de Souza Bitencourt, Diogo Giuseppe Speranza Paes, Francisco Carlos Barretto Junior e Gabriel Faria Barbosa. No individual geral, o sargento Gabriel Faria Barbosa conquistou o primeiro lugar e o sargento Francisco Carlos Barretto Junior o segundo lugar. No cavalo com alças, o Sargento Gabriel Faria Barbosa garantiu o segundo lugar e o sargento Francisco Carlos Barretto Junior o quarto lugar. Além disso, os sargentos Lucas de Souza Bitencourt e Francisco Carlos Barretto Junior ainda conquistaram o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente, na prova de barra fixa.

“Tivemos apenas um dia de treinamento antes da competição e, no fim, deu tudo certo. A equipe retornou para o Brasil com o título de campeã, que era o nosso grande objetivo. Esse é mais um sul-americano para a nossa carreira. Estou muito feliz com os títulos conquistados neste campeonato. E não acaba aí! No começo de outubro, teremos nosso time no Campeonato Mundial de Ginástica, que será realizado na Bélgica”, ressaltou o atleta de ginástica artística, Sargento Francisco Barrero Junior.

A Chefe de Equipe da Ginástica Artística, Tenente Daniele Jacovetti, ressaltou aspectos relevantes da equipe nas competições. “A dedicação e as conquistas em competições nacionais e internacionais da ginástica artística vem se tornando uma crescente no marco histórico da modalidade. A cada competição, as equipes, masculina e feminina, vem galgando seus lugares e mostrando ao público seu esforço e sucesso. A cada participação em competições, o público fica mais apaixonado pelo esporte e com isso crianças e adolescentes procuram escolinhas de base para aprenderem alguns exercícios e explorarem os aparelhos da modalidade”, comentou.

Taekwondo

O Sargento João Victor Diniz conquistou o primeiro lugar na categoria adulto até 68kg, do Sétimo Campeonato Argentina Open de Taekwondo, realizado dia 09/09, em Buenos Aires. “Usei essa competição como uma preparação para outro torneio no Rio de Janeiro, que vale 20 pontos extras no ranking olímpico. Fui bicampeão no campeonato e esse é um título importante para minha carreira e expressivo para a competição internacional. A preparação de treinos foi bem intensa, porque voltei de uma lesão recente, mas disputei e consegui sair muito bem. Agora, o foco é a próxima competição”, pontuou.

Fotos: CDA